Proteger Uma Geração Em Risco Vozes Das Crianças Sobre O Impacto Da Covid-19 Em Moçambique

Save the Children

Moçambique tinha um sistema de saúde já tenso mesmo antes da chegada da COVID19 e, recentemente, teve que concentrar os seus esforços e priorizar recursos para responder ao impacto do vírus. No entanto, ouvimos as preocupações das crianças de que a COVID-19 está a interromper os serviços de saúde de rotina, devido à necessidade de desviar recursos para a resposta, mas também devido ao medo de contrair a COVID-19 nas unidades sanitárias.

Existe um risco real de vermos um aumento nas taxas de morbidade e mortalidade materna, neonatal e infantil devido à menor demanda por serviços preventivos de rotina, como cuidados pré-natal e outros serviços de saúde sexual e reprodutiva; imunização e nutrição (suplementação de vitaminas; monitoria do crescimento; alimentação de lactentes e crianças menores; e triagem de desnutrição); e para os 2,3 milhões de pessoas que vivem com doenças crónicas como Tuberculose e HIV, existe a preocupação de que não estejam a ter acesso aos medicamentos. Os pais e cuidadores podem não procurar os serviços curativos para as doenças letais mais comuns da infância, como malária, diarréia e pneumonia, se não se sentirem confiantes na segurança das unidades sanitárias. Isso acontece num cenário em que, agora, 56 em cada 1.000 crianças morrem antes de chegarem ao primeiro ano de vida.

A saúde mental das crianças também está em risco. A atmosfera em casa pode ser tensa, negligente ou até abusiva se os cuidadores também sofrerem de problemas de saúde mental devido ao stress, e as crianças não tiverem meios para socializar e brincar para reduzir os seus próprios níveis de stress. Os altos níveis de stress e isolamento em crianças menores podem afectar o desenvolvimento cerebral e, por vezes, resultar em danos irreparáveis a longo prazo. Como a maioria das informações sobre a COVID-19 é direccionada a adultos, as crianças podem não entender completamente a COVID-19 e a sua confusão pode aumentar o stress e a ansiedade.

File