Secretariado e Conselho Consultivo

Secretariado 

Em Agosto de 2005, foi estabelecido o secretariado para apoiar a implementação das actividades diárias do BCN. 

O Secretariado está baseado em Nova Iorque e opera sobre a orientação e direcção do Comitê Director.

O Secretariado é responsável pelas funções centrais da Rede e pela implementação do Plano estratégico do BCN:

  • Facilitar a troca de informações entre os membros e parceiros;
  • Gerir as relações e reunir principais parceiros e partes interessadas para promover o diálogo e acções;
  • Apoiar políticas por meio de fornecimento de assistência técnica, recursos e acesso a uma comunidade global de profissionais de saúde

Conselho Consultivo

BCN é uma colaboração interagência formada para melhorar o entendimento e acções entre sectores e agências. O Conselho Consultivo do BCN serve como Liderança executiva da rede e o Secretariado opera sobre a orientação da direcção. O Comitê reúne regularmente para definir os objectivos e continuar a refinar a sua missão e visão.

As organizações representadas no Conselho Consultivo do BCN incluem algumas das mais influentes organizações na defesa da criança globalmente. Ao longo dos anos passados, a filiação do Conselho Consultivo foi expandida e agora inclui: O Fundo de Crianças Deslocadas e Órfãs e o Escritório da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional e HIV/SIDA, Família para cada Criança, RELAF, Save the Children UK, e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Enquanto os pontos de vistas representados no website não implicam necessariamente as opniões das Agências membros do Conselho Consultivo, a filiação no Conselho Consultivo implica um cometimento institucional com o Ethos do BCN.

Os Princípios Orientadores do Better Care Network estão disponíveis.

Como uma interagência a Rede do BCN não é uma entidade legalmente livre. Nesta linha com seu actual Plano Estratégico (2014-2017), BCN foi implementado mudanças chave para a sua governação, gestão e administração que reflecte a sua maturidade como rede. 

O BCN mudou-se para seu próprio escritório em Novembro de 2015, e em Julho de 2016 tornou-se um projecto com Patrocínio fiscal e o principal patrocinador EUA.  

Perfil dos membros do Conselho Consultivo do BCN:

Displaced Children and Orphans Fund (DCOF) of USAID: apoia programas que ajudam as famílias e comunidades a providenciar o cuidado necessário, protecção, e apoio as crianças necessitadas em: crianças afectadas por conflitos armados; crianças de rua; crianças com deficiência; e crianças, separadas de situações de cuidados apropriados.

Dentro destas categorias, os programas da DCOF são baseados na comunidade e realizados por membros da mesma; Permitir as crianças participar e tomar decisões e procuram atender as necessidades físicas e emocionais de famílias e crianças enquanto se respeitam suas práticas culturais e religiosas.

Family for Every Child é uma diversa rede global de organizações locais da sociedade civil, que trabalham de forma conjunta para melhorar as vidas de crianças em situação de vulnerabilidade pelo mundo. A rede providencia uma plataforma de partilha e ampliação de experiências de seus membros em cuidados para Criança e protecção, localmente, regionalmente e globalmente. Family for Every Child (Família para Cada Criança) trabalha com outras entidades que partilham a sua visão de permitir significativamente mais crianças de crescer seguras em famílias e tenha acesso a cuidados alternativos temporários de qualidade quando necessário.

Family for Every Child foi registada como Instituição de Caridade em 2012. Em 2014 a primeira assembleia de membros elegeu o primeiro Conselho de Curadores liderado por membros. Há actualmente 27 membros com a intenção de crescer para pelo menos 40 membros até 2018.

O Escritório da USAID para HIV/SIDA: desde o início do seu programa de HIV / SIDA em 1986, a USAID tem estado na vanguarda da crise global do SIDA e Líder técnica nas áreas de cuidados Pediátricos do SIDA e tratamento e apoio a crianças órfãs e vulneráveis ​​pelo HIV / SIDA. O escritório de HIV/SIDA da USAID é um parceiro fundamental do Presidente dos Estados Unidos e o Plano de Emergência para o alívio do SIDA (PEPFAR), a maior e mais diversificada Iniciativa de prevenção, cuidados e tratamento no mundo na área de HIV /SIDA.  

RELAF: Fundada em 2003, RELAF promove e apoia as iniciativas de governos e ONGs no sentido da desinstitucionalização das crianças, o desenvolvimento da família baseada em cuidados alternativos e prevenção da separação das crianças de suas famílias de origem.

A rede é composta por centenas de ONGs, crianças, adolescentes, Famílias, profissionais, educadores, pesquisadores, Técnicos de instituições, funcionários do governo e autoridades, elaboradores de Politicas, formadores, consultores, professores, assistentes sociais e de saúde mental, trabalhadores, entre outros. 

O RELAF também publicou várias pesquisas multidisciplinares sobre o assunto. O escopo de suas acções estende-se pela América do Sul, América Central , Ilhas do Caribe e México. A nível global , é parte do Grupo de Trabalho sobre Crianças sem cuidados parentais do Grupo de ONGs para o CRC, em que participa activamente, contribuindo para a defesa global da Estratégia da América  Latina.  

Save the Children United Kingdom (Reino Unido): A proteção infantil é uma das quatro principais prioridades políticas da Save the Children do Reino Unido. A Equipa de protecção à criança Save the Children do Reino Unido lidera a política organizacional relacionada com a protecção da criança. Todo o trabalho da equipe visa melhorar o acesso das crianças e a qualidade dos sistemas locais e nacionais de cuidado e proteção. 

A Save the Children do Reino Unido apoia a programação em cerca de 40 países em todo o mundo para construir e promover soluções sistemáticas para protecção da criança em várias áreas incluindo o tráfico de crianças e exploração, negligência e crianças afectadas por conflitos armados. Save the Children do Reino Unido ajuda a moldar as posições políticas de toda a organização e advoca  a nível internacional pelas mudanças na política global em relação a protecção da criança.   

UNICEF: O UNICEF está presente em mais de 150 países e territórios para ajudar as crianças a sobreviver e prosperar, desde a primeira infância até a adolescência.  É a maior fornecedora de vacinas para países em desenvolvimento, UNICEF apoia a saúde e nutrição para crianças, água potável e saneamento, qualidade básica e educação para a rapariga e para rapazes e protecção de violência, exploração e SIDA.

UNICEF é inteiramente financiada por contribuições voluntárias de particulares, empresas, fundações e governos.