Posicionamento Das Organizações Da Sociedade Civil Sobre Crianças Vulneráveis E Vítimas Do Covid-19 E Dos Conflitos Armados Em Moçambique Posicionamento

Organizações da Sociedade Civil

No ano de 2019, o mundo foi assolado pela eclosão do novo Coronavírus com os primeiros casos detectados na China. Logo após a sua detecção, no decurso do primeiro trimestre de 2020, dado o seu alto nível de contaminação, o Coronavírus rapidamente se espalhou pelo Mundo, levando a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declará-la pandemia. Em África, o Coronavírus chegou de forma tímida, mas, rapidamente alastrou-se por diversos países incluindo Moçambique. O primeiro caso de Coronavírus no País foi revelado a 22 de Março de 2020 pelas autoridades sanitárias tendo nos dias subsequentes anunciado a existência de mais casos, atingindo um total de 209 casos até 25 de Maio de 2020.

Estudos e experiências de vários Países no Mundo mostram que, em situação de crise ou de emergência, os sistemas de protecção da criança, em particular da rapariga, ficam mais fragilizados e como consequência muitas perdem ou ficam sem os seus pais e mais expostas à pobreza, à violência doméstica, a maus tratos, à exploração sexual, às uniões prematuras, à doenças, ao analfabetismo, à insegurança alimentar e a práticas tradicionais prejudiciais que reforçam as desigualdades de género e colocam as raparigas como as mais vulneráveis comparativamente aos rapazes.

File