Esta nota de orientação visa apoiar os implementadores de programas, coordenadores e outros atores humanitários na abordagem do suicídio e da automutilação em contextos humanitários. Ele reúne uma ampla gama de abordagens, ferramentas, materiais de referência e exemplos de casos. É um recurso prático e conciso que se aplica a todos os tipos de emergências, organizações e setores.
O documento abrange três seções principais: (i) coordenação e avaliação interagências; (ii) os componentes essenciais de todos os programas; e (iii) principais atividades efetivas de programas de prevenção e intervenção contra o suicídio, das quais o leitor pode selecionar com base em prioridades e necessidades. A nota com ilustrações coloridas foi projetada para ajudar efetivamente os agentes humanitários a aplicar o conteúdo técnico a situações da vida real. Ele também mostra exemplos de inúmeras iniciativas multissetoriais de prevenção do suicídio em emergências, desde campanhas de transmissão de rádio por organizações internacionais até abordagens de coleta de dados implementadas por autoridades nacionais.
O recurso foi desenvolvido pelo Grupo de Referência do Comitê Permanente Interinstitucional sobre Saúde Mental e Apoio Psicossocial (IASC MHPSS RG). É o resultado de uma estreita colaboração entre profissionais de MHPSS de nível nacional, regional e global que trabalham em agências da ONU, (I)ONGs e instituições acadêmicas. A nota de orientação se baseia em documentos existentes e foi revisada por atores humanitários de diferentes áreas temáticas.