A urgência em prevenir e responder a todas as formas de violência contra as crianças nunca foi tão grande. Todos os anos, mais de mil milhões de crianças são vítimas de violência, com um impacto económico estimado em 7 bilhões de dólares.1
A migração e a deslocação inseguras, os conflitos armados, as mudanças climáticas, as pandemias, a exploração facilitada pela tecnologia e a crescente desigualdade são alguns dos fatores que agravam os riscos para as crianças. Prevenir e responder à violência contra as crianças é uma obrigação de direitos humanos com um imperativo social e económico essencial para o bem-estar, a prosperidade e a paz das sociedades.
Sistemas de proteção infantil sólidos e inclusivos são uma ds formas mais económicas e sustentáveis de prevenir a violência contra crianças e, ao mesmo tempo, garantir que aquelas que foram afetadas possam receber apoio para se recuperar. Sistemas de proteção infantil robustos também podem fornecer a arquitetura para a implementação em escala das estratégias INSPIRE para a prevenção, redução e resposta à violência.